Wednesday, February 02, 2011

. .. m,R ZEbra .. .

.

“Nosso Mundo não é o centro das esferas celestes, descendemos de
animais, nossa mente consciente não controla o modo como agimos,
simplesmente nos conta uma história sobre nossas ações”.
Steven Pinker

.



Festival Internacional da NovaDança. Brasília, fevereiro de 2006.


.

Constituído de três parênteses m,R zEbra dança sobre o medo e o desejo de ser observado, estreitando a construção do movimento do corpo e do vídeo.


A história de m,R zEbra parte de três pontos de investigação:


o corpo cartoon ou corpo página - a pele como superfície para a escrita e o desenho, experimentando possibilidades de animação dessas imagens criadas do encontro entre o movimento do corpo, o movimento da câmera e o movimento contido nos desenhos (analogia às informações das experiências vividas pelo sujeito e que ficam inscritas no corpo e muitas vezes chamamos de memória).


a video-sinestesia - emprestar organicidade e sensibilidade humanos ao movimento da câmera, e vice-versa; experimentar trocas de olhar, de pontos de vista; ampliar a percepção do espaço real e explorar o espaço virtual (capturado, enquadrado, recriado pelo olhar da câmera).


movimento antropomorfo - des-humanizar o corpo humano se apropriando de outras características, criando outros "animais" inclusive por hibridismo ou bricolagem; re-caricaturar as características do universo humano, de animais e seres inanimados. Hi-Tec & Low-teC.


.



No comments: